O decreto de urgência abrange cerca de 478 mil m² na Ilha de Itaparica para a implantação de acessos viários. As obras estão previstas para começar em junho deste ano.
O Governo do Estado da Bahia, sob a gestão de Jerônimo Rodrigues (PT), decretou neste sábado (10) mais uma etapa de desapropriação de terras destinadas à construção da Ponte Salvador-Itaparica. A nova determinação afeta uma área de aproximadamente 478.337,49 m² localizada no município de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, onde serão instalados os acessos viários da megaestrutura.
Caráter de Urgência e Responsabilidades
O decreto entra em vigor imediatamente e autoriza a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) a promover, em caráter de urgência, todos os atos administrativos e judiciais necessários para a efetivação das desapropriações. A Seinfra também será responsável pelo pagamento das indenizações aos proprietários das terras, que passarão à propriedade do Estado da Bahia.
Histórico e Cronograma da Obra
Esta é a terceira grande desapropriação anunciada pelo governo para a Ponte. Anteriormente, foram desapropriadas áreas na região do Comércio, em Salvador, para os acessos da capital, e cerca de 455 mil m² em Maragogipe, no Recôncavo baiano, destinados à instalação temporária de canteiros de obras.
A previsão é que a construção da Ponte Salvador-Itaparica, o maior projeto de infraestrutura do estado, comece em junho deste ano. A estrutura é notável em termos de engenharia: somente o mastro de sustentação principal está previsto para ter 218 metros de altura, superando o Elevador Lacerda (72 metros) e o Farol da Barra (22 metros), principais cartões-postais da capital baiana.
