Com gol de Ademir, o Esquadrão ficou no 1 a 1 no Alfredo Jaconi. O resultado garante matematicamente a vaga na pré-Libertadores, mas exige vitórias e ‘secadas’ para entrar na fase de grupos.
O Bahia empatou com o Juventude em 1 a 1 na noite desta sexta-feira (28), no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), em partida válida pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A. O gol do Tricolor de Aço foi marcado por Ademir aos 20 minutos da primeira etapa. Apesar de sair na frente, o Esquadrão cedeu o empate pouco depois, com gol de Taliari aos 27 minutos. O resultado complica a busca do Bahia pela vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores de 2026.
Cenário na Tabela e Classificação
Com o empate, o Bahia garante matematicamente, ao menos, a vaga na pré-Libertadores (7ª posição), somando 57 pontos. No entanto, para alcançar a vaga direta na fase de grupos (G-4 ou G-6), o clube precisa de resultados positivos nas duas últimas rodadas e de tropeços de seus concorrentes.
- Necessidade de ‘Secar’: O Esquadrão precisa torcer para o Vitória derrotar o Mirassol neste sábado (29) e para o Corinthians vencer o Botafogo no domingo (30). Esses resultados manteriam vivo o sonho de chegar ao G-4.
- Vaga no G-6: Caso não alcance o G-4, o Tricolor poderá, ao menos, chegar no G-6 e torcer para que o Cruzeiro ou Fluminense seja campeão da Copa do Brasil 2025. As semifinais da Copa do Brasil, que envolvem Cruzeiro, Fluminense, Vasco e Corinthians, serão realizadas após o final do Brasileirão, nos dias 10, 11 e 14 de dezembro.
Situação do Juventude
Para o Juventude, o empate foi frustrante, mas ainda mantém o clube com uma sobrevida na luta contra o rebaixamento. Para permanecer na Série A, o time gaúcho terá que “secar” o Vitória no duelo contra o Mirassol e, se quiser manter chances, precisará vencer todos os seus jogos restantes e torcer pelas derrotas de Vitória, Santos e Fortaleza até a última rodada.
