A Bahia entra novamente em estado de alerta com a chegada de uma nova frente fria nesta quarta-feira (19). Este é o terceiro sistema frontal a atingir o estado somente no mês de novembro, um fenômeno considerado pouco comum para esta época do ano. A previsão indica que o sistema provocará chuvas fortes, aumentando os riscos de alagamentos e transtornos, especialmente no sul e no litoral baiano.
Avanço pelo Estado e Capital
De acordo com a Climatempo, a frente fria começa avançando pelo litoral sul da Bahia nesta quarta. A chegada a Salvador está prevista para quinta-feira (20), feriado da Consciência Negra, trazendo instabilidade e possibilidade de chuva forte.
Para a capital baiana, o cenário previsto é semelhante ao das frentes frias anteriores, com riscos de alagamentos e deslizamentos de terra. A instabilidade deve permanecer alta na sexta-feira (21) e no sábado (22).
Riscos no Interior e Nordeste
Além da faixa litorânea, o sistema aumenta o risco de temporais em outras regiões do Nordeste. Áreas do interior baiano (Planalto da Conquista, Oeste e Vale do São Francisco), sul do Maranhão e sul do Piauí podem registrar chuva moderada a forte, com rajadas de vento de até 70 km/h.
No sertão de Pernambuco e extremo sul do Ceará, as pancadas devem ser isoladas, mas com potencial para forte intensidade.
