O desembargador José Edivaldo Rotondano foi eleito o novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) na manhã desta quarta-feira (19). Ele recebeu 32 votos dos seus pares e comandará a Corte no próximo biênio, sucedendo a atual presidente, desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. Rotondano superou na disputa os desembargadores Edmilson Jatahy Júnior, que obteve 26 votos, e Ivone Bessa Ramos, que recebeu cinco.
Perfil: Dos Dinossauros à Amizade com Veveta
Natural de Santa Inês, no Vale do Jiquiriçá, José Edivaldo Rotondano carrega consigo as raízes de sua terra natal, conhecida popularmente como a “Cidade dos Dinossauros” devido às famosas esculturas de réplicas pré-históricas espalhadas pelas praças do município.
Além de sua trajetória jurídica, Rotondano é conhecido no cenário social baiano por sua amizade próxima com a cantora Ivete Sangalo.
Trajetória Jurídica
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e especialista em Direito Civil e Processual Civil, Rotondano foi empossado como desembargador do TJ-BA em 2013. Ele possui experiência em gestão, tendo sido vice-presidente e posteriormente presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) entre 2017 e 2019.
Nova Mesa Diretora
A eleição desta quarta-feira definiu também os demais membros que comporão a Mesa Diretora do TJ-BA a partir de fevereiro de 2026:
- 1ª Vice-Presidência: Desembargador Josevando Souza Andrade.
- 2ª Vice-Presidência: Desembargador Mário Albiani Júnior.
- Corregedor-Geral da Justiça: Desembargador Salomão Resedá.
- Corregedora-Geral do Foro Extrajudicial: Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro.
