A influenciadora baiana Iriane Veloso usou suas redes sociais neste sábado (15) para alertar sobre um novo golpe que estaria sendo aplicado em uma das praias mais famosas do Rio de Janeiro: o “golpe da bike”. Iriane, que estava na Praia de Copacabana, expôs como golpistas tentam burlar o sistema de aluguel de bicicletas para continuar utilizando o equipamento na conta das vítimas.
O Esquema da “Ajuda”
A criadora de conteúdo relatou no Instagram que o golpe acontece no momento da devolução da bicicleta alugada. Ao tentar travar o equipamento na plataforma, um jovem se aproximou oferecendo ajuda, mas com a intenção de fraudar o sistema.
Iriane explicou o método do golpista: “Eu fui colocar [a bicicleta], aí veio um menino assim, muito rato. Ele chegou e falou ‘é assim não, tia, é assim. Eu tenho que empurrar com força’”, aí veio um menino assim, muito rato. Ele chegou e falou ‘é assim não, tia, é assim. Eu tenho que empurrar com força’”].
O jovem, na verdade, segurou a bicicleta com a perna para que ela não ficasse presa de fato no sistema, simulando uma devolução bem-sucedida. A intenção era manter a bicicleta “rodando” na conta de Iriane.
A Descoberta
A influenciadora percebeu a tempo a fraude. “A minha sorte foi que eu percebi que ele estava segurando com a perna. E eu fiz assim ‘não acho que não puxou’, e aí eu puxei. Na hora que eu puxei, a bicicleta veio com tudo”, relatou.
Após o ocorrido, Iriane desabafou sobre a situação, ironizando a fama turística da cidade: “Você acha que o Rio de Janeiro era Disney, meu amor? Não é não, tá?”.
Nos comentários da publicação de Iriane, outros internautas confirmaram o golpe, relatando terem passado por experiências semelhantes em postos de aluguel no Rio de Janeiro, inclusive na região do Arpoador.
