A briga contra o rebaixamento no Brasileirão Série A segue intensa. Apesar de ter conseguido sair da zona de rebaixamento (Z-4) após o empate em 0 a 0 com o Botafogo e a derrota do Santos, uma análise do “Gato Mestre” (GE) aponta que o Vitória possui um risco maior de queda para a Série B do que o próprio time paulista, que está na Z-4.
Comparação de Riscos
O Santos, que está na 17ª colocação com 33 pontos, possui 55,40% de chances de permanência na elite, de acordo com o estudo do GE. Por outro lado, o Vitória, que está na 16ª posição com 35 pontos, aparece com apenas 32,11% de probabilidade de escapar da queda.
Fator Jogo a Menos e Próximos Confrontos
A discrepância no risco, apesar da posição do Vitória ser melhor, leva em consideração que o Santos tem um jogo a menos para disputar. A situação se torna mais delicada para o Rubro-Negro, pois o Santos enfrentará o Palmeiras, que briga pelo título, e logo em seguida o time alviverde será o adversário do próprio Vitória.
Outra Análise
Vale ressaltar que o cenário se inverte em outro levantamento, realizado pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Neste estudo, o Santos aparece com 59,4% de probabilidade de ser rebaixado, contra 51,9% de risco para o Vitória.
