A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um comunicado nesta quinta-feira (9) descartando a presença de metanol em um caso suspeito de intoxicação registrado em Jacobina, no interior do estado. Um homem de 24 anos havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas compatíveis após ingestão de bebida alcoólica, mas a avaliação clínica confirmou que o quadro não se enquadra na definição de caso suspeito de metanol estabelecida pelo Ministério da Saúde.
O Caso e a Reavaliação Clínica
O paciente de 24 anos procurou atendimento na UPA de Jacobina com suspeita de intoxicação. As equipes médicas adotaram imediatamente os protocolos clínicos indicados para a situação, dado o alerta nacional e estadual sobre o risco de metanol em bebidas adulteradas.
No entanto, em conjunto com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox-BA), a Sesab realizou uma triagem técnica. Em nota, a Secretaria de Saúde informou que “o paciente apresentou melhora clínica e quadro incompatível com a definição de caso suspeito estabelecida pelo Ministério da Saúde”, descartando, assim, a presença da substância.
Terceiro Caso Descartado no Estado
Este é o terceiro caso suspeito de intoxicação por metanol descartado na Bahia em um curto período. Recentemente, a Sesab já havia afastado a presença da substância em pacientes com suspeitas em Feira de Santana e em Salvador.
A Sesab reforçou que o monitoramento segue ativo em todo o estado, com triagem permanente e estoque estratégico de antídotos (como o etanol farmacêutico), para garantir uma resposta rápida em caso de novos alertas.
