O titular da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia, Marcelo Werner, apresentou na manhã desta terça-feira (18) um balanço e um panorama das operações USG (focada em corrupção na Saúde) e Alta Potência 2 (contra fraudes veiculares e crime organizado), deflagradas de forma integrada na Bahia e em outros estados. O secretário garantiu que o foco do órgão é manter a intensidade nas ações contra o crime.
Operação USG: Corrupção na Saúde
A primeira fase da Operação USG desvendou uma estrutura milionária de corrupção na Saúde Pública e tem como alvos um vereador, dois ex-secretários de Saúde, além de médicos e empresários ligados ao esquema. O secretário destacou que a ação mostra um viés importante de investigação e integração.
Operação Alta Potência 2: Veículos e Prisões
Já a Operação Alta Potência 2 concentrou-se no combate a fraudes veiculares, como roubos, furtos e adulterações, além de visar a recuperação de veículos usados por organizações criminosas.
Os resultados apresentados por Werner foram expressivos:
- 228 veículos apreendidos.
- 145 veículos com registro de receptação, furto ou roubo.
- 80 veículos com adulteração de sinal identificador (placa ou chassi).
- 21 suspeitos presos.
O secretário mencionou a participação do DETRAN na devolução simbólica de mais de 50 veículos recuperados, e ressaltou que crimes patrimoniais violentos (roubo de veículos, a ônibus e a instituições financeiras) vêm caindo há três anos consecutivos no estado, reflexo do trabalho articulado.
Foco na Inteligência e Asfixiamento Financeiro
Marcelo Werner reforçou o compromisso da SSP em manter o ritmo das operações.
“A nossa tônica é continuar operando, investigando, fortalecendo as ações de inteligência. São mais de 360 operações realizadas em todo o estado da Bahia… e também essa parte tão importante que é justamente o asfixiamento financeiro com o bloqueio de valores”, completou o secretário.
A Operação Alta Potência 2, especificamente, cumpriu 21 mandados (20 na Bahia e um em São Paulo) e registrou a morte de um suspeito em confronto na cidade de Gandu.
