Parte da ponte Hongqi, uma estrutura de 758 metros recém-inaugurada, desabou nesta terça-feira (11), na província de Sichuan, no sudoeste da China. A ponte, que fazia parte de uma rodovia crucial para o país, cedeu devido a movimentações no terreno de montanha que provocaram um grande deslizamento de terra na região.
O Desabamento e a Causa
A ponte Hongqi ligava o centro da China à região do Tibete e havia sido concluída no início deste ano pela construtora Sichuan Road & Bridge. O governo local relatou que o desabamento da ponte de acesso e do leito da estrada foi provocado por movimentações do terreno de montanha, que geraram rachaduras em encostas e nas estradas próximas.
Ação Preventiva
Apesar da gravidade do colapso, não houve registro de feridos. O fator determinante foi a ação da polícia da cidade de Maerkang, que, na tarde da última segunda-feira (10), havia agido de forma preventiva, interditando a ponte para todo o tráfego após o surgimento das rachaduras. A medida de segurança evitou que veículos estivessem na estrutura no momento do desabamento.
