O calor intenso atingiu o estado da Bahia com força. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Ibotirama, localizada no oeste baiano, registrou 40,3ºC na sexta-feira (31) e foi a única no país a ultrapassar a marca dos 40 graus. Com esse número, Ibotirama se tornou a cidade com a temperatura mais alta do Brasil no período.
Destaques no Ranking Nacional
Além de Ibotirama, outras duas cidades baianas entraram no ranking das dez mais quentes do país:
- Correntina (BA): 38,4ºC
- Barra (BA): 35,6ºC
Em segundo lugar no ranking geral ficou Caicó, no Rio Grande do Norte, que registrou 38,8ºC.
Previsão do Tempo na Bahia
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que a onda de calor é causada pela persistência de uma massa de ar seco. No Oeste baiano, a situação é crítica devido ao calor intenso e à baixa umidade do ar, o que favorece a ocorrência de focos de calor.
Nas regiões Litorânea, incluindo Salvador, Região Metropolitana e Recôncavo, o tempo permanece firme e com predomínio de sol no final de semana, com a possibilidade de chuvas rápidas e isoladas nas primeiras horas da manhã.
A previsão do Inmet para o mês de novembro aponta que as temperaturas no Nordeste devem ficar acima da média em todos os estados, com desvios que podem chegar a 1ºC acima do normal em algumas áreas.
